Bispo, fundador das Filhas de Maria Santíssima do Horto, dos Missionários de Santo Afonso de Ligório e dos Oblatos de Santo Afonso, nasceu em Cereta (Itália), a 12 de Abril de 1789. Seus pais eram agricultores caseiros muito pobres. O pároco da freguesia ensinou à piedosa criança os rudimentos das primeiras letras. Os pais não tinham meios para que o filho continuasse os estudos. Todavia, a Senhora Nicoletta Assereto, dona das terras que eles cultivavam, tomou o jovem à sua conta e assim pôde frequentar como aluno externo as aulas do seminário e depois entrar no mesmo e ordenar-se em 1812...
Nomeado vigário de São Mateus em Gênova, inscreveu-se na congregação dos Missionários Suburbanos, fundada em 1773, para se dedicar às pregações populares. Além disso ensinou, por uma dezena de anos, retórica no colégio de Carcare e depois no seminário de Génova. Em 1826 foi designado pároco de São João Batista em Chiavari. Ali foi professor de eloquência no seminário e membro da directoria da sociedade económica que mantinha o Asilo de Caridade e trabalho para órfãs. O P. Gianelli convidou um grupo de senhoras para ajudarem no Asilo e assim nasceu o Instituto das Filhas de Maria do Horto, Congregação de direito pontificio, que em 1974 contava 1475 professas e 8 noviças, distribuídas por 160 casas.
Fundou mais duas congregações, mas infelizmente extinguiram-se depois da morte de D. Antônio Maria Gianelli, que em 1837 fora nomeado Bispo de Bobbio.
Desempenhou as suas funções episcopais com muito zelo apostólico, visitando todas as paróquias da diocese, visitas interrompidas havia 19 anos. Convocou dois sínodos e reorganizou o seminário. Morreu em Piacenia, a 7 de Junho de 1846. Foi beatificado por Pio XI em 1925 e canonizado por Pio XII em 1951.
AAS 45 (1953) 124-35; DIP 1,709-10; 3, 1634.

Categories:

Leave a Reply