Oração da Noite

Orações da Noite


Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.Amém.


1- Ponhamo-nos na presença de Deus e adoremo-Lo:
Adoro-Vos, meu Deus, com a submissão que me inspira a Vossa ilimitada grandeza.Creio em Vós, porque sois a própria verdade.Espero em Vós porque sois infinitamente bom: muito Vos amo, porque sois soberanamente amável, e amo ao próximo como a mim mesmo, por amor de Vós.


2- agradeçamos a Deus as graças que nos tem concedido:
Como agradecerei ao Senhor, tudo o que me concedeu?Desde toda a eternidade pensou em mim; tirou-me do nada, entregou-se à morte para me resgatar, e sempre me cumula de inumeráveis favores.Ai, Senhor!Que hei de fazer em reconheciemnto de tnta bondade?Uni-me a vós, Anjos do Céu, para louvar o Deus das misericórdias que não cessa de fazer bem à mais indigna e ingrata de suas criaturas...


3- Peçamos a Deus o conhecimento de nossos pecados:
Eterna fonte de luz, Divino Espírito, dissipai as trevas da minha ignorância sobre a malícia do pecado.Não permitais que torne doravante a ofender-Vos, porque é a mais cruel das ingratidões.Concedei-me horror ao pecado, e um eterno amor a Vós.


4- Exame de consciência
(Para ser feito no fim do dia)
Deveres para com Deus: Amar a Deus sobre todas as coisas.
Deveres religiosos: Negligências e omissões; falta de respeito nos lugares santos ou na recepção dos sacramentos; santificaão do dia do Senhor; Dúvidas em matéria de fé; Blasfêmias; Pragas; Falta de confiança ou de conformidade com a vontade Divina; Queixar-se da Providência e de suas disposições.
Deveres para consigo mesmo: Cuidado com a própria santificação; extirpação dos defeitos, mormente do principal; Prática das virtudes (simplicidade, desprendimento de si mesmo e do mundo, etc.); Preguiça no cumprimento dos deveres de estado; Vaidade, preguiça, sensualidade; Desejos, pensamentos, palavras e ações.
Deveres para com o próximo: Amor sobrenatural do nosso semelhante; Falta de solicitude em obedecer a quem se deve obediência; Desprezo, ódio, ciúme, frieza, injúrias para com o próximo; Maledicência, calúnia; violência, escândalos; Injustiça, dano, mentira; Ofensas à reputação de outrem.


Eis me aqui, Senhor, confundido e penetrado de dor à vista de minhas faltas.Detesto-as, em Vossa presença, com grande pesar de ter ofendido um Deus tão bom, e digno de ser amado.Castigai-me, se quiserdes; sim, que sou ingrato.Como levei tão longe a minha malícia e iniquidade, até ofender um Deus que se deu à morte por mim!Peço-vos humildemente perdão de minhas faltas, e rogo-Vos me concedais a graça de fazer desde hoje até à morte uma sincera penitência.


5- façamos um firme propósito de emenda:
Como desejaria, Senhor, jamais tornar a ofender-Vos: Embora miserável, quero desde hoje mudar de vida e compensar, com amor, as ofensas que Vos tenho feito.Concedei-me esta graça, e ninguém me poderá apartar do Vosso amor.Amém.


6- Pai Nosso


7- Ave Maria


8- Credo


9- Confesso-me


10- Recomendamo-nos a Deus, à Santíssima Virgem e aos Santos:


Abençoai, senhor, o repouso que vou tomar para reparar minhas forças e melhor Vos servir: Santíssima Virgem, Mãe de Deus, e, depois Dele, minha única esperança; vem meu bom anjo Patrono, intercede por mim, protege-me nesta noite, toda a vida, e à hora da morte.Amém.


11- Rezemos pelos vivos e defuntos:
Dispensai, Senhor, as Vossas graças a meus pais, benfeitores, amigos e inimigos.Protegei os meus mestres espirituais e temporais, socorrei os pobres, os presos, os atribulados, os viajantes, os enfermos, os agonizantes.Convertei os heréticos e ilustrai os nfiéis.Deus de clemência e misericórdia, tende piedade das almas santas que estão no purgatório.Ponde termo a suas penas, e dai repouso e luz eterna aquelas a quem estou obrigado.


12- Salmo 129 - De Profúndis


13- Ladainha da Santíssima Virgem


Amém.

Postar um comentário

0 Comentários

Imprimir este post